terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Corte do pé de BENJOEIRO DO CERRADO - STYRACACEAE - Família: Styracaceae Gênero: Styrax Espécie: ferrugineus


Corte do BENJOEIRO do cerrado - Laranjinha-do-cerrado - .Hoje cedo(26.07.2011), preocupado com o  de benjoeiro que apodreceu a raiz, peguei o facão e fui cortá-lo. Me disseram que era quina, mas em 07.09.2016 descobri o verdadeiro nome da plantaEstava preocupado que numa ventania o mesmo caísse em alguém.


Comecei meio apressado e fazendo muita força, pois tive que levar a escada e tábuas para cima do telhado para começar o corte de cima para baixo, pois a árvore fica do lado de uma casinha de fundos e não caiu porque encostou na parede.


Aprendi a técnica de corte observando o serviço dos bombeiros ao cortarem um coqueiro em rolos de cima para baixo, amarrando o corte de cima no tronco logo abaixo, evitando assim uma queda ou acidentes graves.




No caso DO BENJOEIRO do cerrado não precisei da corda pois cortei em pedaços pequenos.

Tive um ataque de canseira logo no começo, pois fui com muita sede ao pote, chegou a embrulhar o estômago e escurecer as vistas, mas parei um pouco e descansei. A Minha cachorinha vendo meu estado veio lamber minhas mãos, me confortando. Melhorei logo e é normal, pois já aconteceu comigo várias vezes na vida, durante alguns esforços exagerados. Reconheço que tenho que ir mais devagar, pois a idade não permite e pode acontecer um colapso.

Voltando ao corte: Depois de descansar uns 15 minutos voltei... dava alguns cortes respirando sempre, pois percebi que dava uns 10 cortes sem respirar o que ocasionava desconforto. Neste intevalo que parei devido ao esgotamento fui falar com minha filha Clarissa... fui direto para a máquina fotográfica dela... muito boa por sinal... peguei umas dicas e mãos a obra. Fui devagar, cortando e tirando fotos, pois percebi que ali estavam belas imagens. Percebi que O BENJOEIRO tem uma casca vermelha, meio vinho... muito bonita. A madeira contrasta com a casca, como podem ver nas fotos. Ainda não terminei, falta parte de baixo, contudo tirei belas fotos deste momento simples, mas de uma beleza fantástica. Vejam as fotos da raiz, do tronco e a beleza da madeira do cerrado. Moro em região de cerrado no centro oeste do Brasil


Família: Styracaceae
Gênero: Styrax
Espécie: ferrugineus
Fonte da identificação da planta http://www.pirenopolis.tur.br/meioambiente/herbariodigital/Styracaceae/Styrax/ferrugineus

Veja também
- http://benjoeiro.blogspot.com.br/
- http://www.ambiente.sp.gov.br/pgibt/files/2013/09/Talisson_Resende_Capistrano_MS.pdf
Alberto

Um comentário: